Pra quem ta no comecinho dessa busca, tem alguns documentários que consideramos obrigatórios de se assistir. O primeiro que nós vimos foi o J'adopte un pays. Pra nós ficou muito evidente a questão de deixar as pessoas queridas aqui e da dificuldade da língua, o desafio do primeiro emprego lá. Mas o que mais chamou atenção foi essa loucura toda de imigrar sem conhecer o país escolhido (nosso caso).
Nós nos vimos nesse documentário inúmeras vezes. Tanto por identificação como também um alerta pra não cometer os mesmos equívocos, como é o caso da língua. Também nos pareceu que o casal levou menos dinheiro do que o necessário pra segurar a barra no começo até arranjar um emprego. Mas pelo que entendemos, eles não tinham mesmo como desembolsar uma grana alta (nosso caso II) e na época deles sabia-se menos das sacadas pra imigrar para o Québec. Nos pareceu que a grande sorte deles foi ter um grande amigo, Erasmo, já em Québec que os recebeu de braços abertos, como ele mesmo fala e que ajudou bastante nesse começo difícil.
Aqui tem um testemunho do Erasmo e da esposa, Elaine, sobre a imigração deles no Québec:
Pra quem quiser ver o documentário pelo youtube, tem ele completo dividido em 20 partes, se não nos enganamos. Essa é a primeira:
Sem dúvida, o casal é bem carismático, o que nos fez querer saber se deu tudo certo pra eles, afinal de contas...e deu! Descobrimos que após 4 anos de Québec, Patrick e Valéria já compraram a casa própria e têm uma filhinha. Patrick também comentou que se pudesse voltar no tempo e fazer algo diferente, teria imigrado direto para Ville de Québec, onde reside atualmente, ao invés de Montréal. Uma pena que a entrevista que escutamos via podcast não esteja mais no ar.
Oi, gente! Já adicionei o blog de vocês aqui na lista de blogs de imigração e irei acompanhar! Tomara que dê tudo certo no processo de vocês, gostei muito do tom de sinceridade do blog.
ResponderExcluirAbraços,
Lidia.
Obrigado, Lidia! A união faz a força.
ResponderExcluirAbraços,
Mère et Père
Olá..
ResponderExcluirNão sei se já viram, mas tem aquele documentário também "O ultimo que sair fecha a porta".
Muito bom.. Retrata a nossa vontade de sair do país.. A gente se identifica com todos, pois os motivos que nos levam a querer uma vida melhor, são praticamente os mesmos..
Sim, é verdade, Tiago. Já vimos esse documentário também, muito bom!
ResponderExcluirAbraços,
Mère et Père
Oi Pessoal, como vão?! Estamos chegando no fim do nosso processo e de vez em quando a gente ainda assiste J'adopte un Pays e o Último que sair feche a porta. Pra mim funciona quase como um vídeo motivacional. E cansamos de mostrar pros parentes e amigos, ajuda muito a explicar porque estamos fazendo tudo isso. É quase como um preparatório para a notícia! hehehe
ResponderExcluirBoa sorte no processo de vocês e não desanimem!
Abraços,
Tereza
Nós também, Tereza! Estamos sempre assistindo os dois e já mostramos pra algumas pessoas. Nem todos sabem ainda porque nem demos entrada no processo. Mas pretendemos contar e mostrar os videos quando estiver no final da etapa federal.
ResponderExcluirAbraços,
Mère et Père