quinta-feira, 29 de novembro de 2012

J'adopte un Pays

Esse post pode parecer inútil pra quem já está no processo há algum tempinho porque falaremos de um casal bem conhecido entre os aspirantes a quebécois. Mas se você caiu de para-quedas nesse blog e na estória de imigrar para o Québec, com certeza vai gostar.

Pra quem ta no comecinho dessa busca, tem alguns documentários que consideramos obrigatórios de se assistir. O primeiro que nós vimos foi o J'adopte un pays. Pra nós ficou muito evidente a questão de deixar as pessoas queridas aqui e da dificuldade da língua, o desafio do primeiro emprego lá. Mas o que mais chamou atenção foi essa loucura toda de imigrar sem conhecer o país escolhido (nosso caso).

Nós nos vimos nesse documentário inúmeras vezes. Tanto por identificação como também um alerta pra não cometer os mesmos equívocos, como é o caso da língua. Também nos pareceu que o casal levou menos dinheiro do que o necessário pra segurar a barra no começo até arranjar um emprego. Mas pelo que entendemos, eles não tinham mesmo como desembolsar uma grana alta (nosso caso II) e na época deles sabia-se menos das sacadas pra imigrar para o Québec. Nos pareceu que a grande sorte deles foi ter um grande amigo, Erasmo, já em Québec que os recebeu de braços abertos, como ele mesmo fala e que ajudou bastante nesse começo difícil.

Aqui tem um testemunho do Erasmo e da esposa, Elaine, sobre a imigração deles no Québec:

Pra quem quiser ver o documentário pelo youtube, tem ele completo dividido em 20 partes, se não nos enganamos. Essa é a primeira:

Sem dúvida, o casal é bem carismático, o que nos fez querer saber se deu tudo certo pra eles, afinal de contas...e deu! Descobrimos que após 4 anos de Québec, Patrick e Valéria já compraram a casa própria e têm uma filhinha. Patrick também comentou que se pudesse voltar no tempo e fazer algo diferente, teria imigrado direto para Ville de Québec, onde reside atualmente, ao invés de Montréal. Uma pena que a entrevista que escutamos via podcast não esteja mais no ar.

6 comentários:

  1. Oi, gente! Já adicionei o blog de vocês aqui na lista de blogs de imigração e irei acompanhar! Tomara que dê tudo certo no processo de vocês, gostei muito do tom de sinceridade do blog.

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lidia! A união faz a força.
    Abraços,
    Mère et Père

    ResponderExcluir
  3. Olá..
    Não sei se já viram, mas tem aquele documentário também "O ultimo que sair fecha a porta".

    Muito bom.. Retrata a nossa vontade de sair do país.. A gente se identifica com todos, pois os motivos que nos levam a querer uma vida melhor, são praticamente os mesmos..

    ResponderExcluir
  4. Sim, é verdade, Tiago. Já vimos esse documentário também, muito bom!
    Abraços,
    Mère et Père

    ResponderExcluir
  5. Oi Pessoal, como vão?! Estamos chegando no fim do nosso processo e de vez em quando a gente ainda assiste J'adopte un Pays e o Último que sair feche a porta. Pra mim funciona quase como um vídeo motivacional. E cansamos de mostrar pros parentes e amigos, ajuda muito a explicar porque estamos fazendo tudo isso. É quase como um preparatório para a notícia! hehehe
    Boa sorte no processo de vocês e não desanimem!
    Abraços,
    Tereza

    ResponderExcluir
  6. Nós também, Tereza! Estamos sempre assistindo os dois e já mostramos pra algumas pessoas. Nem todos sabem ainda porque nem demos entrada no processo. Mas pretendemos contar e mostrar os videos quando estiver no final da etapa federal.
    Abraços,
    Mère et Père

    ResponderExcluir