segunda-feira, 18 de março de 2013

Vous voulez manger de la Poutine?

Não é receita não, mes amis. É um restaurante mesmo, ou melhor, uma poutinerie aqui no Brasil! Pena que ainda é somente para os paulistanos. Minha prof quebeca não só aprovou como ainda disse que é mais gostosa do que a poutine do Québec (cumassim, prof!). Poisé, existem algumas variedades e as batatas não são aquelas já prontas pra fritar. Um diferencial que torna o prato mais atraente e natural. A prof comeu uma porção sozinha, mas jura que dá pra dois. Deve ter sido a saudade. Mas assim, é o preço de se comer num Mc Donald's, só que é um pedacinho de Canadá na sua boca! Então pra quem pode, acho uma ótima dar um pulo lá. 

Aliás, hoje mesmo descobri aqui perto de casa uma escola canadense. Estava passando em frente quando dei de cara com um ursinho fofo segurando a bandeira canadense. Moro no bairro há anos e nunca tinha enxergado a bendita escola! Incrível como nosso cérebro só presta atenção nos que nos interessa. Fiquei pensando que deve ter mais coisas aqui em São Paulo referentes ao Canadá e nem nos demos conta delas ainda.

MA Grondin em L'affaire Dumont
Vai ter a Fête de la Fracophonie no Sesc. Só não vou porque já assisti os filmes que vão passar (em breve novas resenhas), principalmente "Rebelle" que inclusive ganhou a Jutra (Oscar québécois) de melhor filme, fora outras categorias. Mas calma, falarei dele num outro post. Acompanhei a Jutra em tempo real torcendo pro Marc-André Grondin ganhar como melhor ator no filme "L'affaire Dumont" (belo filme também), mas não foi dessa vez. Sou fã dele desde que fez C.R.A.Z.Y. que inclusive ganhou o prêmio "coup de coeur" da Jutra que se não me engano seria tipo o melhor filme quebeca dos últimos 15 anos. 

Não é à toa que eu sou fanzaça desse filme e seus atores. Não é à toa também que Michel Coté (que fez o pai de MA Grondin em C.R.A.Z.Y.) foi o grande homenageado da noite. A homenagem em si foi meio bizarre, com uma música esquisita, mas o discurso dele foi excelente, inclusive citando a esposa e a agradecendo. Muito bonito, mesmo. Fazer o que, sou apaixonada por esse povo e sua terra gelada. A prof mesmo, dá vontade de levar pra casa de tão fofa. Aliás, hoje o dia foi ótimo, fez frio pela primeira vez em MESES (to de meia enrolada no cobertor, nem acredito!). Melhor que isso só se continuasse o friozinho e esses quebecas todos viessem na minha casa comer Poutine comigo. 

3 comentários:

  1. marido quebeca ficou de queixo caido com a poutinerie de Sampa rs ...
    se quem que a batata enrolada num palitinho nao tem nada de poutine ...

    e uma vez aqui, poutine é um daqueles pratos que comemos 1x ao ano (ao menos aqui em casa, conheço viciados em poutine que comem toda semana)
    mas o que eu gosto mesmo é da cabane à sucre ... e por falar nisso, ta na época!

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Já vi uma matéria sobre algumas cabanes à sucre. Deve ser um passeio muito gostoso (em vários sentidos). A poutine, devo confessar que não vejo muita graça no prato em si. Ta, batata frita é bom, mas, né...nada muito original, digamos assim...de qualquer forma, bem inusitado ter poutine por aqui, rs, a dona da poutinerie é de Ontario. Fiquei com vontade de ir lá só pra sentir o clima canadense do local. ;D

    ResponderExcluir
  3. Gente, agora voces nao precisam ir mais ao Canadá para comer o autentico "Poutine" . Abriu a pouco o restaurante na Vila Mariana, Sao Paulo "Poutinerie" Pecado de Bom!. Lá eles servem o Poutine original e mais de 14 opções de molhos, e o mais legal é que são feitos por uma autentica Chef Canadense de Toronto! Vale a pena conferirem, www.pecadodebom.com.br

    ResponderExcluir